A HIERARQUIA E A TROCA ENTRE OS IRMÃOS PELO OLHAR DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR



A hierarquia é umas das leis do amor na constelação familiar, e segundo Bert existe uma ordem de chegada de todos aqueles que fazem parte de um sistema, e que quando não é respeitada pode gerar um problema. Essa lei atua em qualquer relacionamento, seja com a família de origem, a família atual, no local de trabalho, etc.

Dentro da nossa família de origem essa lei também atua nos relacionamentos entre os irmãos, há o que chegou antes e os que vieram depois, e isso também inclui os irmãos gêmeos, já que um tem precedência sobre o outro. Pelo olhar sistêmico, é necessário olhar também para os irmãos que não nasceram. Para os que naturalmente não sobreviveram ou que foram abortados. Todos estes fazem parte da ordem familiar, e têm o seu lugar por pertencimento.

O irmão mais velho veio primeiro, mesmo sendo muito esperado pelos pais, ele acaba “recebendo menos.” Por ser o primeiro filho, os pais são inexperientes, estão começando a construir uma família, e isso faz com que muitas vezes ele receba menos dos pais. Esse filho as vezes sai para trabalhar mais cedo e muitas vezes é comum que até não conclua os estudos.
Quando nasce o filho do meio, os pais já adquiriram uma certa prática, mas se logo nasce o filho caçula, esse filho do meio fica meio avulso, meio solto, porque o primeiro tinha toda a atenção dos pais mesmo eles não tendo tanta experiencia, quando chega o terceiro ele é considerado muitas vezes a raspinha do tacho, e o filho caçula recebe mais dos pais. E isso faz com que o filho do meio se sinta mais avulso, e ele acaba crescendo com mais independência, muitas vezes acaba sendo visto como o rebelde, em muitas famílias o filho do meio segue um caminho diferente.
Na fase do mais novo, os pais já adquiriram experiencias, talvez uma condição financeira melhor do que quando tiveram o primeiro filho, uma casa melhor, e o caçula acaba recebendo mais dos pais.
Se o irmão caçula recebe mais, então ele fica responsável em retribuir “um pouco” tudo o que recebeu dos seu pais. Quando os pais adoecerem ou ficarem velhinhos, pela ordem é responsabilidade do filho caçula cuidar deles. Não que os outros não devam cuidar, mas assim deve ser.

Alguns sintomas ou dificuldades que esteja passando pode ser uma quebra de hierarquia em algum nível das suas relações.
Veja alguns exemplos:
• Depressão
• Dificuldade de prosperar
• Obesidade
• Não merecimento
• Não se encaixa em grupos
A constelação identifica a origem, e quais leis não estão atuando de maneira correta dentro desse sistema. Ela pode revelar o que está atuando em nosso inconsciente que nos coloca na direção das dificuldades que vivenciamos em nossa vida. É um trabalho surpreendente e revelador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Coaching em Grupo na Cidade de Presidente Venceslau-SP

EXISTE VIDA APÓS A SEPARAÇÃO E O DIVÓRCIO?

QUANDO ENCONTREI A CURA E O AMOR PRÓPRIO