As cinco fases do luto
Segundo Freud o luto é um processo lento e doloroso, que tem como características uma tristeza profunda, afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre o objeto perdido, e a perda de interesse no mundo externo.
O processo do luto tem variação de três meses a um ano, podendo chegar até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.
Veja abaixo as cinco fases do luto.
Negação: A pessoa nega a existência do problema, não fala sobre o assunto e procura desculpas para não aceitar a realidade.
Raiva: A pessoa fica inconformada e revoltada contra a situação. É comum que tenha distúrbios do sono, falta de apetite e momentos de choro.
Barganha ou negociação: A pessoa tenta criar ficção de que a morte é algo que podemos impedir, tenta reverter o ocorrido.
Depressão: A pessoa não acredita que sairá do estado de tristeza e melancolia. O isolamento e o cansaço é muito comum.
Aceitação: Quando a nova realidade enfim é aceita, com o tempo a dor emocional do luto vai desaparecendo.
É muito importante que a pessoa receba um tratamento durante o processo doloroso. A hipnose clínica pode ajudar a lidar com a tristeza, especialmente nos estágios iniciais, quando a mente não está disposta a aceitar o que está acontecendo. O papel da hipnose neste processo é transformar sentimentos dolorosos em boas lembranças.
Comentários
Postar um comentário